sábado, dezembro 03, 2005

Sobre dogmas

Eu já acreditei em santos, anjos, Deus, Cristo, Nossa Senhora e outros. Já acreditei em demônios também, que seriam seres maléficos, daqueles com chifres, tridentes e fogo, e que fariam frente a santos, anjos, Deus, Cristo e Nossa Senhora. Se há o bem, deve existir o mal, dizem.

Não é novidade para ninguém que eu estudei em colégio católico e vi, por um bom tempo, a religião como um porto seguro para a vida. Rezava, jejuava e lamentava qualquer pecado cometido. Qualquer um. A vida podia ser menos divertida, mas acho que eu conseguia, com aquelas crenças, imaginar um futuro melhor. Coisa de vida eterna e tal.

Todos os objetivos levavam a Deus. Louvar a Deus, amar a obra de Deus, buscar uma proximidade com Deus. As regras eram rígidas, mas não deixavam muitas dúvidas do que fazer. Estavam escritas e sempre havia um ou outro homem de preto recordando Sua palavra. Neste ponto, o catolicismo é pouco atraente, mas seguro. Com tantas regras, as escolhas são limitadas. Resumem-se a fazer o certo ou o errado. Santos ou demônios, eis a questão.

Se o mal estiver bem claro na cabeça, fácil: busquemos o oposto. Porque este oposto é Deus, sem meios termos, sem o mínimo porém. Eram duas as minhas opções: seguir toda a palavra de Deus ou ser mau. Era assim que eu via a coisa toda, era assim que eu me sentia cobrado em relação a Seus dogmas. Acredito ou vou para o inferno.

Muitas opções, como descobri depois, são um passo para o fracasso. Nossos instintos atuam mais em nossas escolhas do que nossa razão. Quando eu só tinha o bem e o mal como alternativas, cravava fácil, fácil, o X na opção um. Depois, a vida ficou confusa demais e bem e mal passaram a se embaralhar de forma pouco compreensível. Sem a religião, acabou de vez a certeza de se estar fazendo o certo.

Comparando a vida passada com a presente, fica uma dogma: a religião fazia a felicidade mais simples. Bastava seguir aquelas regras, Suas regras, que se chegava lá.

Só que hoje eu me sinto mais humano - o que chega a ser contraditório. Mas isso fica para depois.