terça-feira, julho 20, 2004

Onde foram parar os pipoqueiros?

Bom o tempo onde a gente pedia uma pipoca na rua, na frente do cinema, e o máximo que ouvíamos era um "sal ou doce" sem entonação. Era tão barato que dava até para comprar bala e refrigerante. O cinema começava ali, na rua mesmo, comprando um saquinho de pipoca.

Mas aí veio a modernidade. E como eu a odeio! Os cinemas de rua praticamente acabaram. Quando moço, eu pegava um ônibus até Madureira com a grana contadinha para pagar a passagem, a sessão e a pipoca. E ainda sobrava um troco para comprar bala ou para colocar no porquinho. Bons tempos. Eu adorava os filmes do Trapalhões, aqueles da época do Mussum e do Zacharias. Eram péssimos exemplo para a criançada, um cachaceiro e um viado, e, acredito, justamente por isso eu os adorava. O Dedé sempre foi bobão demais e, dele, só as acrobacias eram bacanas. E o Didi depois de um tempo, depois de se perceber que ele ia se dar bem no fim, foi perdendo a graça.

Hoje não há mais filmes dos Trapalhões - só o Didi fazendo caricatura dele mesmo - e pouco se encontra pipoqueiros na rua. Assisti a Homem Aranha 2 num desses multiplexs. A sala é ótima, consigo esticar meu 1,86 metros na cadeira sem bater na da frente e sem atrapalhar a visão do pobre coitado que está atrás. Uma maravilha. Porém, na hora de comprar um saquinho de pipoca, um simples saquinho de pipoca, esses cinemas mostram quão terríveis são.

Olá, eu quero uma pipoca e um refrigerante. São dois produtos, um único pedido. Impossível ser mais direto do que isso. Mas aí começam as perguntas. Qual o tamanho? Querem que eu escolha entre quatro opções. Você quer manteiga? Quer cheddar? Pela promoção do cinema, por R$ 2 a mais você leva uma barra de Snickers, você quer?

Respondo pacientemente a todas as perguntas. Mas não é só. Olha, se você comprar uma promoção combo, que inclui dois refrigerantes pequenos e uma pipoca média, vc só vai pagar R$ 0,50 a mais do que comprando uma pipoca média e um refrigerante médio. Você não prefere?

Eu estava perdido, nem sabia mais o que escolher e nem lembro o que eu escolhi. Sei que depois de tanta confusão a pipoca veio com manteiga e minha mão ficou toda lambuzada. Tive que limpar na calça.

Perdi uns cinco minutos para comprar minha pipoca e ainda paguei mais de R$ 10. Queriam, ainda, que eu levasse de brinde um pôster imenso para casa. Ou eu estou ficando velho, ou o mundo está ficando muito complicado.