Vamos torcer, pessoal.
Paulo Coelho concorre a prêmio britânico de Sexo Ruim na Ficção
LONDRES (Reuters) - Nenhum constrangimento será poupado aos ouvintes na quarta-feira, quando o roqueiro Sting fizer a entrega de um dos prêmios literários menos desejados da Grã-Bretanha -- o Bad Sex in Fiction Award (prêmio de sexo ruim na literatura de ficção).
O prêmio de valor duvidoso, que vem sendo entregue há 11 anos, é concedido pela revista Literary Review ao autor da descrição mais tola de uma relação sexual num romance.
Os autores indicados ao prêmio deste ano incluem John Updike, Paul Theroux, Paulo Coelho e Alan Parker.
Entre os trechos apoteóticos que constam na competição figura um do livro "Too Beautiful for You", do ex-executivo da rádio BBC Rod Liddle:
"Ela gozou com os excitantes uivos e gemidos ofegantes de uma tropa de macacos resos -- uma coisa lisonjeira, mas alarmante."
Temas ligados ao automobilismo estão em alta entre os escritores escolhidos.
Em "Peyton Amberg", de Tama Janowitz, o amante explora as partes íntimas de sua namorada "como se estivesse procurando as chaves do carro perdidas". Em "Bunker 13", de Aniruddha Bahal, uma namorada "vai pegando o ímpeto de uma Bugatti".
Metáforas musicais também apareceram. A narradora de "Onze Minutos", de Paulo Coelho, alcança o céu -- "eu era a terra, as montanhas, os tigres, os rios que desaguavam nos lagos, o lago que virava o mar."
Sting, que certa vez se gabou publicamente de que a ioga melhorou sua resistência sexual, vai fazer a entrega do prêmio na noite de quarta-feira, depois que cada um dos trechos que competem pelo prêmio ter sido lido para o público de 500 pessoas.
Entre os ganhadores anteriores do prêmio figuram AA Gill, Sebastian Faulks e Melvyn Bragg.