terça-feira, agosto 12, 2003

Elefant

Com seu primeiro disco lançado em abril nos Estados Unidos, só hoje eu fui descobrir a banda nova-iorquina Elefant. Até agora só consegui baixar uma música deles, "Sunlight Makes me Paranoid", que também batiza o disco. Não dá para ficar falando grandes coisas da banda só ouvindo essa música, mas dá para apostar e eu aposto alto. A tal da "Sunlight..." é uma musiquinha com o estilo pós-punk dos anos 80, com a alma do Bowie (oká, oká, qualquer coisa pode ter traços de Bowie, mas nem tudo consegue ter sua alma) e com intrínsecas características que um fã de T-Rex como eu sou - não confundir com homossexualidade - gosta de chamar de new-glam. Pois é, me lembrou levemente o Placebo e o Suede porque a canção sabe ser melosa e intensa com a mesma naturalidade.

E o Elefant ainda gosta de tirar uma onda. O disco também traz as versões em mp3 das músicas, para que possam ser disponibilizadas na internet. Causa nobre? Um novo marco na indústria musical? Nem tanto. O vocalista do Elefant, galã e filhote de argentinos, Diego Garcia, explica que o objetivo é que as músicas rapidamente se espalhem e a banda possa ficar conhecida. Um marketing interessante que não muda muita coisa na prática, mas que anda sendo assunto para discussão entre mentes desocupadas. Com essa indireta cutucada na indústria musical, o Elefant, que me parece merecer ser famoso, tem ficado famoso.

Curioso é que no site da banda as músicas não foram disponibilizadas. Um pequenina frase bem acima do link que permite a compra online do álbum diz: "Check back soon for downloads". Ah, então tá bom.