quarta-feira, junho 11, 2003

Segunda-feira última este blog foi citado no JB, vejam vocês, o diário preferido da elite carioca. Acontece que o colunista Cid Andrade, que assinou a matéria, cometeu alguns enganos. Vou reproduzir a matéria e fazer uns comentários abaixo. Estejam à vontade, senhoras e senhores.

"Dogmas cotidianos

Para Leandro Godinho e André Miranda, também universitários, qualquer assunto torna-se motivo para uma crônica, às vezes devaneios sem que se queira chegar a alguma conclusão. Escrevem sobre o cotidiano, relações humanas, amor (quando há), e conseguem tirar humor de pedra. Leandro Godinho parece ser o 'Manoel Carlos' (sem ofensas!) da dupla, com seus vários posts sobre comportamento, crianças fazendo bagunça em museus, e claro, sobre mulheres, esses seres incompreensíveis. Um rabugento bem humorado, digamos assim. André geralmente gasta suas teclas com ótimos ensaios do tipo resolvi-pensar-na-vida-e-me-deparei-com-uma-série-de-questionamentos, que revezam com análises 'antropológicas' das situações vividas por ele em seu trabalho na ONG TransformArte:

''Na última quinta-feira, entre uns duzentos telefonemas, me ligou uma senhora, nervosa, com aquela voz de velho sem dentadura, chamada Dona Julieta - 82 anos, moradora do Jardim Iris, em São João de Meriti. Ela queria reclamar que o posto de saúde de seu bairro não queria lhe dar um remédio para sanar a dor que sentia no pé. Minha missão seria apenas anotar nome e telefone e depois despachar a pobre senhora. Para tornar esta maravilhosa missão mais agradável, escolho um ou outro interlocutor para uma breve prosa. Foi o caso de Dona Julieta.

Tentei acalmá-la. Em vão. Ela não parava de falar e de reclamar do tal posto e do prefeito de São João. Começou a me contar a história inteira do bairro, do posto e da dor no pé. Eu continuei pedindo calma e dizia que ia ver o que eu podia fazer(...)''

Manoel Carlos à parte, o colunista cometeu alguns enganos na matéria. O post das crianças no museu era do André. O post que ele citou como sendo o André trabalhando na ONG refere-se, na verdade, a algo que ocorreu enquanto ele trabalhava no O Globo. E não há, de fato, nenhum post sobre mulheres no sentido estrito da coisa, ainda que nós dois realmente gostemos bastante de vocês, minhas flores. E, não, os posts do Andy não se enquadram na tal categoria "resolvi-pensar-na-vida-e-me-deparei-com-uma-série-de-questionamentos" em sua maioria. Ele costuma publicar contos, volta e meia escreve sobre as suas relações de amizade e escreve crônicas com menor assíduo do que eu. Não custava nada o Cid dar uma revisada na coluna antes de publicá-la, e falar conosco para confirmar informações a respeito do blog.