terça-feira, junho 17, 2003

E a diversão do dia vem do site do PSDB onde colocaram uma exclusiva entrevista com nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sentando o pau no Governo federal. A leitura é aconselhável a todos brasileiros por dois simples motivos: FHC é uma figura essencial para a política brasileira e o conteúdo da entrevista traz coisas interessantes.

Esquecendo um pouco que meu coração fica no lado esquerdo do peito, permito-me analisar alguns detalhes da entrevista. É curioso ler coisas como "O PSDB não pode fazer o que o PT fez, renegar seu passado. Não estamos aqui para renegar o passado". Curioso porque FHC, no seu primeiro mandato, repetiu uns "esqueçam tudo que escrevi" por aí.

Sobre as propostas de reforma tributária e da previdência, apesar de concordar com alguns pontos defendidos por FHC, também causa curiosidade a lembrança de que os governadores tucanos entraram em acordo com Lula e apóiam as reformas.

Então, por que diabos Fernando Henrique resolveu atacar o governo agora? Depois de uma transição pacífica? Sem seguir a tradição da maioria dos ex-presidentes que resolvem ficar calados logo após seus governos? Será que o setuagenário FHC ainda pretende ser presidente? Improvável.

Mais fácil acreditar que o PSDB percebeu que outros partidos, principalmente o PT, já estão correndo atrás na disputa de 2004 para prefeitos e não quer ficar atrás. Claramente será uma disputa bipolarizada entre governo e oposição. Aqueles partidos que se mantiverem indecisos não terão vez e pode-se esperar do PSDB cada vez mais direção como um partido de oposição. Daí, a opinião de FHC, presidente por 8 anos e figura carismática, faz diferença para o povo. E ele tem mais classe que o Brizola e o Garotinho juntos.